segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DIAFANIZAÇÃO COM KOH E COLORAÇÃO POR ALIZARINA S


















DIAFANIZAÇÃO POR KOH E COLORAÇÃO DOS OSSOS POR ALIZARINA RED S

Os estudos dos vertebrados requerem preparações específicas no sentido de não danificá-lo ou desarticulá-lo.
A técnica de diafanização e coloração de ossos, em vertebrados, apresentam uma série de vantagens, entre elas, mantém o esqueleto integro e preserva a posição original do esqueleto, possibilitando o estudo das complexidades esqueléticas.

A técnica é dividida em fases:
1- Fixação em formol 10% por 48 horas
2- Evisceração
Obs: animais, retira-se a pele e eviscera-se se possível pela boca.
3- Desidratação em série alcoólica crescente (50%, 60%,70%,80%,90%,100%)
4- Maceração dos músculos por solução de KOH a 2%
Obs: a maceração só é interrompida quando é possível ver os ossos através dos tecidos diafanizados.
5- Coloração com Alizarina red S a 1% , este corante possui afinidade pelos íons de cálcio, e é devido a esta atração que só ocorre a coloração dos ossos, deixando as outras partes, como os músculos e cartilagens sem coloração.
6- Glicerinamento; as peças são passadas por misturas de água e glicerina gradualmente até a glicerina pura com timol a 1%.


Soluções e reagentes:
1-KOH 2%
KOH ............................................. 2 gramas
Água Destilada......................... 100 ml

2-Alizarina red S 1%
Alizarina red S ............................ 1 grama
Água Destilada ......................... 100 ml

12 comentários:

Unknown disse...

Olá professor, o Sr tem alguma material , apostila, ou algo semelhate sobre a técnica de diafanizar?
se puder me enviar por email
valdetera@gmail.com
obrigado

Hania disse...

Olá professor, caso tenha algum outro material com o Léo pediu me envie também, meu email é haniagodoy@gmail.com
Obrigada!

Unknown disse...

Ola professor trabalho no laboratório de citogenética da Universidade onde estudo e estou tentando o processo de diafanização aqui com pequenos sapinhos se o senhor tiver algum material sobre esta técnica por favor poderia postar no meu e-mail
evertonufmt@gmail.com obrigado!!

Pedro Reis disse...

Bom dia professor,o Sr possui alguma apostila ou algum link na internet a respeito do processo de diafanização que pudesse me passar como foi pedido também pelo Léo, pela Hania e pelo Everton.
pedropaulo__jr@hotmail.com

Grato desde já !!!

Dailiany Orechio disse...

Olá professor, gostaria imensamente de um protocolo de diafanização para estudo da Zoologia, se puder enviar para o meu e-mail:

dailiany.orechio@yahoo.com

Grata!

Mateus disse...

Olá professor,sou estudante de biologia e estou trabalhando em um projeto de diafanização na minha universidade, ficaria muito grato se pudesse enviar algum material para mim e minha equipe. Grato.

monturs@hotmail.com

Marilucia disse...

Olá professor, se o senhor tiver alguma apostila ou artigo semelhante sobre a diafanização por gentileza envia para meu e-mail.
marilucampos@gmail.com

grata
Mary

Tuane Cabral disse...

Olá professor, se o senhor tiver qualquer outro material ou artigo gostaria que me enviasse!

tuanecabral@hotmail.com

obrigada :)

Unknown disse...

Olá professor,sou estudante de medicina veterinaria e estou trabalhando em um projeto de diafanização, ficaria muito grato se pudesse enviar algum material sobre diafanização para minha equipe. abraço.

borjesartico@hotmail.com

Marcelo disse...

Olá Professor,
Será que você poderia me enviar o método de diafanização para fetos humanos com coloração de Alizarina Red e Alcian Blue? Meu e-mail é herculesmarcelo@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá Professor

Sou estudante de Medicina Veterinária, e juntamente com três colegas estou desenvolvendo um Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático para a faculdade. Se tiver algum material ou artigo sobre diafanização em animais e puder me mandar agradeço desde já.
Meu email: eliaradallagnol@hotmail.com

Unknown disse...

Ola professor, sou estudante do curso de Engenharia de Aquicultura da UFGD, e estou trabalhando em um projeto de Diafanização de peixes ósseos. Se você tiver algum material, qualquer coisa que possa me ajudar eu agradeço.
Meu email é Nati_if@hotmail.com