sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ANATOMIA, ALÉM DE UM ESTUDO, UMA EVOLUÇÃO

A abordagem anatômica começou a ser instigante quando o homem teve a curiosidade de observar em um animal, as diferentes partes que o constituíam. Desta observação surgiu a dissecação com o intuito de estudar os órgãos separadamente, e assim teve origem a Anatomia Comparativa.
Seguindo este raciocínio ressaltou que os indivíduos ditos primitivos tinham algum conhecimento a respeito dos corpos humano e animal, sendo que boa parte desse saber era fruto da matança de animais como fonte de alimento. Também na própria Bíblia, considerada o livro mais antigo do mundo, respectivamente no livro de Gêneses e no evangelho de Lucas são descritos trechos de interesse anato-fisiológico.
Entre os mais acessíveis exemplos estão os que se referem à menstruação, à menopausa e aos movimentos do feto no útero.
No contexto deste conhecimento algumas idéias vagas e errôneas persistiam, como o sangue que era tido como supostamente presente nas veias, enquanto as artérias eram cheias de ar.
Os músculos foram considerados balões inflados por um líquido fluído vital ou espírito, e este fluído era carregado por nervos que eram vistos como tubos.
O estômago, o coração, o cérebro e a pituitária estavam entre os órgãos onde se situava a alma.
Por outro lado, foram emergindo gerações de especialistas responsáveis pela pesquisa e ensino da Anatomia, construindo o processo científico hoje existente, que proporciona benefícios diversos e atuais, como o uso da anestesia para eliminar a dor ou a assepsia contra a infecção, entre tantos outros exemplos que poderíamos relatar neste trabalho.
Embora a Anatomia seja essencial ao ensino da área de saúde, Gardner alertou que inúmeras vezes os estudantes vêm a perceber a devida importância da Anatomia somente quando se encontram ao lado de um leito ou de uma mesa operatória do seu paciente ou familiar , uma situação tão corriqueira na vida do profissional da área de saúde, quando ele tem a oportunidade de comprovar todo o conhecimento adquirido ou perdido durante sua vida acadêmica.
Diante de tal exigência social, as instituições de ensino têm a responsabilidade de gerar o conhecimento e a produção científica considerando as necessidades da comunidade que as norteia.
Compartilhando a ciência engajando-se em causas sociais, colaborando na formação e na vida dos cidadãos.
Em tempos em que se tornou tão simples a transmissão de informações, é primordial colocar a educação além desta transmissão, estimulando o indivíduo a adquirir conhecimento científico e a desenvolver atitudes de cidadania em seu contexto social.

Curiosidades Anatômicas

Prof. Ms. Cesar Augusto Loiacono

Curiosidades Anatômicas
Muitas vezes você já deve ter imaginado algumas curiosidades anatômicas, como são ou funcionam algumas regiões do nosso corpo.

Aqui vai uma lista de algumas delas:


- Alinhados em uma só fila, os neurônios de um único cérebro iriam da Terra à Lua.

- O glúteo é o músculo esquelético mais forte e o maior do corpo humano.

- O menor é o estapédio (ouvido), com apenas 1 mm de comprimento.

- A palavra “esqueleto” vem do grego antigo “skeletós”, que significa “corpo ressecado”.

- O osso é forte e leve chegando a ser 6 vezes mais resistente que uma barra de aço do mesmo peso.

- Os menores ossos do corpo humano são os ossículos do ouvido interno. Entre eles, o menor é o estribo que mede apenas 3 mm de comprimento.

- O sangue é o único tecido líquido do organismo. Composto por 55% de plasma e 45% de hemácias e linfócitos.

- Existem cerca de 640 músculos esqueléticos no corpo.

- O olfato é pelo menos 20 mil vezes mais sensível que o paladar. Percebemos o amargor do quinino diluído em 2 milhões de partes de água e sentimos o odor do gambá na proporção de um para 30 bilhões de partes de ar. Enquanto a língua detecta apenas os sabores básicos (azedo, salgado, doce e amargo) o nariz distingue mais de 10 mil odores.

- O olho concentra cerca de 70% dos receptores sensoriais do nosso corpo, e mede 2,5 cm de diâmetro.

- As impressões digitais ajudam a segurar objetos. Assim como os sulcos dos pneus mantêm a aderência dos carros, mesmo em pistas molhadas.

- Temos mais de 100 mil cabelos na cabeça. Os cabelos podem ser lisos, ondulados ou crespos em função de seu formato. Em um corte transversal os cabelos lisos são redondos; os crespos são achatados como uma fita e os ondulados têm formato oval.

- As unhas crescem ao ritmo de 0,5 mm por semana, processo que se acelera no verão e na mão mais utilizada.

- Apenas um sexto do globo ocular é visível.

- Grande parte das células sanguíneas são hemácias (glóbulos vermelhos): há mais de 25 bilhões delas em circulação no organismo.

- As hemácias vivem apenas 4 meses e são produzidas pela medula óssea num ritmo de 3 milhões por segundo.

- A aorta é a maior de nossas artérias. Com a largura de 2,5 cm, chega a ser 2.500 vezes maior que alguns capilares. Possui paredes espessas, pois recebe o sangue bombeado do ventrículo esquerdo do coração e precisa resistir à pressão dos batimentos cardíacos.

- Se todas as artérias, veias e capilares do nosso corpo fossem ligados formando uma linha reta e contínua, cobririam mais de 100 mil km, um quarto da distância entre a Lua e a Terra.

- O coração bate cerca de 100 mil vezes por dia.